A Otimização de Performance Wordpress é a chave para quem busca um site dinâmico. Páginas que demoram a carregar são um dos maiores motivos para o usuário desistir de acessá-la.
Um site rápido, com um bom design e informações concisas é o sonho de qualquer gerente de plataforma. Contudo, apesar de ser facilmente possível deixá-lo desta forma, é preciso saber como adaptar seus componentes.
Assim, se faz necessário a otimização de performance Wordpress, utilizando formas mais simples de deixá-lo prático e rápido melhorando significativamente a experiência do usuário, além de alavancar e muito as métricas de SEO. Saiba como deixar sua plataforma Wordpress mais rápida com ajustes básicos. Confira!
Porque é importante otimizar a performance do Wordpress?
O Wordpress nos trouxe uma maneira mais simples para desenvolver um site, seja para blogs, estudos, informações, e em especial para o comércio, deixando o trabalho do empreendedor muito mais fácil. O empresário que quer se destacar no Wordpress precisa ficar atento aos detalhes, que fazem toda diferença para quem acessa o site. A rapidez, por exemplo, aumenta as chances de fazer o usuário permanecer na página e se interessar pelo seu conteúdo.
Entenda o que pode deixar seu Wordpress lento:
Pesquisas apontam que o usuário desiste de acessar páginas que demoram mais de sete segundos para carregar. Confira abaixo como evitar que seu WordPress fique lento, e como otimizar a sua performance, garantindo mais acessos e mais conversões.
Hospedagem (Web hosting)
Muitas empresas vendem esses espaços em seus servidores para quem se interessa em construir um site. Antes de contratar uma web hosting, é importante pesquisar a fundo as melhores opções em custo e benefícios. Além do mais, deve-se averiguar se a sua hospedagem tem lhe atendido. Não deixe de contatar o web host sempre que notar uma queda na qualidade do serviço - esse que é importantíssimo para o bom desempenho do seu negócio!
Configurações do Wordpress
A manutenção simples do Wordpress garante o bom funcionamento do site. Um cache cheio por exemplo é um causador de lentidão da plataforma. Esvazie-o periodicamente!
Tamanho da página
Um conteúdo bem trabalhado vale ouro para os usuários. Porém, é preciso entregar o material de maneira mais prática. Invista em passar as informações de forma efetiva, não encha espaço atoa. Use a função “Leia Mais…” caso necessário (e certifique-se de ser assertivo no conteúdo que aparece antes dessa funcionalidade para garantir a conversão).
Além disso, tenha bem claro a divisão do seu site, não deixe muitas informações que não são correspondentes em uma mesma página. Assim, o usuário navega pelo seu site e cumpre uma jornada no seu conteúdo, sem desanimar por ter dificuldade de encontrar o que ele realmente precisa.
Os scripts são códigos para o visual do site, (como um cursor diferente por exemplo), e esses podemos achar aos montes pela internet. Porém, você deve se atentar ao fato de que muitos deles podem deixar, além de desconfortável aos olhos do usuário, o carregamento ainda mais lento.
Como otimizar a performance do Wordpress
Pequenos detalhes podem deixar seu site mais lento e confuso, em contrapartida existem diversos ajustes facílimos para resolver essas questões. Veja:
Instale um Plugin de cache do Wordpress
Toda vez que um usuário acessar uma página do seu site é gerado uma solicitação para o servidor exibir esse conteúdo. Sendo assim, muitos acessos podem acabar causando tráfego e lentidão. Por sorte existem muitos plugins de cache, como W3 Total Cache, WP Super Cache, Hyper Cache, que fazem com que seja necessário um carregamento somente no primeiro acesso dela.
Diminua o tamanho das imagens
Cada foto que vem de dispositivos diversos têm tamanhos diferentes (e podem ser enormes), sendo uma das causas mais comuns no carregamento demorado das páginas. Uma boa opção é antes de usar a imagem no seu site otimizar em editores para JPEG ou PNG. Assim você permite uma imagem mais compacta e sem perder a qualidade da foto, continuando a trazer vida e informações ao seu site.
Entenda o que é Webp Image e seus benefícios
O Webp é um formato criado pela Google Inc. há uma década atrás. Surgiu com o intuito de tornar as imagens mais compactas e mais leves para quem possui internet lenta. O mundo mudou e felizmente a internet está em volta de quase todo o globo terrestre. Sendo assim, o formato Webp tomou uma nova funcionalidade: manter a qualidade de imagens e diminuindo expressivamente seu tamanho (bytes), sendo instrumento de sites diversos para o carregamento mais veloz das páginas de web.
Como utilizar imagens WebP no WordPress?
No WordPress cada otimização conta. Hoje em dia possuímos diversas extensões na própria plataforma que garantem essa conversão de imagens JPEG em Webp por exemplo.
O Webp Express é um plugin que você pode encontrar no WordPress. Ele é totalmente gratuito e, após a instalação, você apenas precisará acessar as configurações desse plugin alterando as conversões da sua preferência.
Utilize sites de compressão de imagens
Além do Webp Express, existem dezenas de outros sites que permitem a mesma funcionalidade sem ser utilizando necessariamente o formato Webp. Separamos alguns dos mais utilizados e seus benefícios. Confira:
Tiny png
O site do pandinha é bem famoso por ser muito utilizado na compressão de imagens. O uso é extremamente simples e além de tudo consegue comprimir cerca de 20% do tamanho original. Para aqueles que utilizam muitas fotos no próprio site, o Tiny PNG possui também uma versão Pro que permite a conversão de até vinte imagens de uma só vez e vários outros benefícios.
Compress JPEG
Já o Compress JPEG conta com o mesmo objetivo, porém nele, você consegue comprimir até 20 imagens de uma só vez e a redução pode variar bastante. Nesse site você consegue converter em outros formatos além do JPEG, como PNG, PDF e Gif. Ele conta com uma ferramenta bem legal e muito parecida com o Webp Express, onde você pode escolher a qualidade da imagem e consequentemente o tamanho (bytes) delas.
Compressor.io
Um outro ótimo conversor de imagens é o Compressor.io. O site permite compactar cinquenta imagens por dia que possuam até 10MB de tamanho. Uma ferramenta bem interessante dessa plataforma é que nela será possível comparar a qualidade da foto original com a compactada simultaneamente. Ele também possui uma versão premium que permite a conversão ilimitada de imagens que não passam de 20 MB. Com essa versão Pro também é possível uma redução do tamanho (bytes) da imagem ainda maior.
Media.io
Para finalizar, conheça o Media.io, possivelmente o mais elaborado. Nele você consegue compactar não somente imagens, como também vídeos e arquivos de som.Também é possível escolher a dedo dentre os formatos mais populares utilizados e também garante uma compactação excelente em imagens de até 100MB. Contando também com uma versão Pro, que inclusive possui suporte para Desktop, pode também converter imagens de qualquer tamanho e em mais de 1000 formatos existentes.
Mantenha seu site atualizado
O Wordpress atualiza regularmente a plataforma, isso para garantir a boa funcionalidade/segurança e corrigir erros antigos. Sendo assim, não se esqueça de sempre ter a versão mais recente não somente da plataforma em si, como também os plugins utilizados e outros componentes do seu site.
Otimize os processos em segundo plano
Nos “bastidores” do seu site a tarefa também continua. Não esqueça de otimizar os plugins de backup por exemplo, que devem estar ajustados para horários de pouco tráfego no site. Caso precise de back up de tempo real, utilize um modelo SaaS.
Além disso, algo que pode também ajudar é configurar o Wordpress para não exibir o conteúdo completo do seu site na plataforma inicial (que é padrão), isso ajuda no carregamento ágil além de despertar curiosidade no usuário.
Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN)
Se seu site atinge lugares diferentes ao redor do globo, você deve saber que o carregamento é diferente entre esses locais. Portanto, é interessante o uso de CDN - servidores em localidades distintas que guardam informações congeladas do seu site. Algumas informações do seu site já ficam na conexão no país do usuário, sendo complementadas quando acessadas.
Melhores práticas para boa performance no WordPress
Não se engane, a funcionalidade do WordPress é realmente muito simples, saber utilizar todas as informações deste artigo é a receita correta para uma plataforma bem administrada e contando apenas com ajustes bem fáceis. Em vista disso, sempre procure otimizar cada cm³ da sua página, acredite, conta muito para a experiência do usuário. Veja.
Entenda como o servidor influencia na velocidade do site
O servidor age diretamente na busca por DNS, este por sua vez, possibilita que o usuário possa acessar o seu site (que possui uma numeração Id), através de um nome fantasia, tornando a pesquisa muito mais fácil já que é impossível guardar o nome dos sites pela numeração do Id.
O problema de possuir um servidor lento é que toda vez que o usuário acessar uma página do seu site, será necessário uma busca pelo DNS, o que acarreta nesse tráfego, lentidão. Logo, pesquise pelo servidor que melhor atende sua operadora de internet, você pode descobrir isso instalando o aplicativo para Windows, o DNS Benchmark, ele apontará o servidor ideal.
Melhore o tempo de resposta do servidor
Além de escolher o servidor certo para a forma como você utiliza sua internet, há sempre algo a mais que podemos fazer para deixá-lo ainda mais rápido.
Otimize o cache, esse termo é definido para as informações diversas que ficam registradas no servidor. O acúmulo pode gerar lentidão. Limpando-o é possível deixar sua plataforma ainda mais ágil. Confira outros métodos para melhorar a resposta do servidor.
Minimize o número de redirecionamentos
Mantenha as páginas do seu website diretas e concisas. Quando se utiliza muitos redirecionamentos num site, além de poder atrapalhar a experiência do usuário (UX), também pode acarretar em lentidão quando não se faz um redirecionamento com os parâmetros WordPress adequados. Lembrando, quanto mais páginas o seu visitante precisar acessar, mais do seu cache, DNS LookUp, servidor hosting, será utilizado, o que pode sobrecarregar a página.
Reduza o tamanho dos seus recursos (HTML, CSS e JavaScript)
Como dito, formatos textuais também podem influenciar o carregamento do seu blog. Dessa forma, quando estamos produzindo conteúdo para o site, muitos caracteres desnecessários passam despercebidos, espaços, traços, símbolos e formas variadas que não precisam estar no texto. Sendo assim, utilize ferramentas online (muitas delas são gratuitas), que minimizam a linguagem de programação do seu blog sem alterar o seu conteúdo, como o HTML Compressor. Ele é bem simples de usar e possui suporte tanto para HTML quanto para CSS e JavaScript.
Priorize o conteúdo visível
Outra forma de manter seu site (além de prático), ágil é priorizar o conteúdo. Falamos anteriormente sobre redirecionamento de páginas, contudo, é importante não deixar informações que não são pertinentes ao que o UX está buscando. Pense: menos é mais. Evite deixar muitos conteúdos distintos numa única página.
Utilize scripts assíncronos
Durante o processamento da página, enquanto o usuário acessa a plataforma, ocorre a leitura (download) do HTML. Quando a leitura se depara com um script async, o download é feito simultaneamente, ou seja, de forma assíncrona ao HTML, o que não acontece quando essa mesma leitura está diante de um script defer, onde, para prosseguir com o carregamento da página, é preciso carregar primeiro o HTML e em seguida o script defer, o que, logicamente, pode acometer no carregamento da página. Logo, opte sempre pelos scripts assíncronos uma vez que eles podem influenciar na experiência do usuário.
Dica de sites para avaliar a performance do seu website
GTmetrix
O GTmetrix possui muitos parâmetros, dentre eles a performance em outros países, como ele se desenvolve em redes 3G, Banda Larga e outros. Possui também a ferramenta With, que grava o carregamento do seu site, bloqueia anúncios indesejados e muitas outras funcionalidades. A conta é gratuita.
Pagespeed Insights
Já o PageSpeed Insights é produzido pelo Google e avalia a rapidez da sua plataforma, avaliando o seu ranqueamento e podendo, assim, desbancar sites mais lentos. Além do mais, aponta uma série de métricas da web que seu site pode ou não estar atendendo. A ferramenta é gratuita e também muito simples de usar.
CONCLUSÃO
Administrar uma plataforma nunca foi tão fácil. Principalmente com o uso do Wordpress. Contudo, devemos ter atenção sempre, afinal, os erros podem morar nos detalhes!
Nós usuários nos tornamos cada vez mais criteriosos. Não poupe esforços para manter seu site atrativo e com otimização de performance, principalmente sobre o carregamento de página, que pode ser decisivo na hora de transformar o visitante em cliente. A economia no carregamento sempre conta, não faça o seu usuário desistir da sua página por esse fator. Para mais conteúdos sobre o desenvolvimento de uma plataforma Wordpress não esqueça de ler os demais artigos do nosso blog. Aqui na Mercado Digital Online você sempre fica atualizado das tendências para o usuário do WordPress.
A Otimização de Performance Wordpress é a chave para quem busca um site dinâmico. Páginas que demoram a carregar são um dos maiores motivos para o usuário desistir de acessá-la.
Um site rápido, com um bom design e informações concisas é o sonho de qualquer gerente de plataforma. Contudo, apesar de ser facilmente possível deixá-lo desta forma, é preciso saber como adaptar seus componentes.
Assim, se faz necessário a otimização de performance Wordpress, utilizando formas mais simples de deixá-lo prático e rápido melhorando significativamente a experiência do usuário, além de alavancar e muito as métricas de SEO. Saiba como deixar sua plataforma Wordpress mais rápida com ajustes básicos. Confira!
Porque é importante otimizar a performance do Wordpress?
O Wordpress nos trouxe uma maneira mais simples para desenvolver um site, seja para blogs, estudos, informações, e em especial para o comércio, deixando o trabalho do empreendedor muito mais fácil. O empresário que quer se destacar no Wordpress precisa ficar atento aos detalhes, que fazem toda diferença para quem acessa o site. A rapidez, por exemplo, aumenta as chances de fazer o usuário permanecer na página e se interessar pelo seu conteúdo.
Entenda o que pode deixar seu Wordpress lento:
Pesquisas apontam que o usuário desiste de acessar páginas que demoram mais de sete segundos para carregar. Confira abaixo como evitar que seu WordPress fique lento, e como otimizar a sua performance, garantindo mais acessos e mais conversões.
Hospedagem (Web hosting)
Muitas empresas vendem esses espaços em seus servidores para quem se interessa em construir um site. Antes de contratar uma web hosting, é importante pesquisar a fundo as melhores opções em custo e benefícios. Além do mais, deve-se averiguar se a sua hospedagem tem lhe atendido. Não deixe de contatar o web host sempre que notar uma queda na qualidade do serviço - esse que é importantíssimo para o bom desempenho do seu negócio!
Configurações do Wordpress
A manutenção simples do Wordpress garante o bom funcionamento do site. Um cache cheio por exemplo é um causador de lentidão da plataforma. Esvazie-o periodicamente!
Tamanho da página
Um conteúdo bem trabalhado vale ouro para os usuários. Porém, é preciso entregar o material de maneira mais prática. Invista em passar as informações de forma efetiva, não encha espaço atoa. Use a função “Leia Mais…” caso necessário (e certifique-se de ser assertivo no conteúdo que aparece antes dessa funcionalidade para garantir a conversão).
Além disso, tenha bem claro a divisão do seu site, não deixe muitas informações que não são correspondentes em uma mesma página. Assim, o usuário navega pelo seu site e cumpre uma jornada no seu conteúdo, sem desanimar por ter dificuldade de encontrar o que ele realmente precisa.
Os scripts são códigos para o visual do site, (como um cursor diferente por exemplo), e esses podemos achar aos montes pela internet. Porém, você deve se atentar ao fato de que muitos deles podem deixar, além de desconfortável aos olhos do usuário, o carregamento ainda mais lento.
Como otimizar a performance do Wordpress
Pequenos detalhes podem deixar seu site mais lento e confuso, em contrapartida existem diversos ajustes facílimos para resolver essas questões. Veja:
Instale um Plugin de cache do Wordpress
Toda vez que um usuário acessar uma página do seu site é gerado uma solicitação para o servidor exibir esse conteúdo. Sendo assim, muitos acessos podem acabar causando tráfego e lentidão. Por sorte existem muitos plugins de cache, como W3 Total Cache, WP Super Cache, Hyper Cache, que fazem com que seja necessário um carregamento somente no primeiro acesso dela.
Diminua o tamanho das imagens
Cada foto que vem de dispositivos diversos têm tamanhos diferentes (e podem ser enormes), sendo uma das causas mais comuns no carregamento demorado das páginas. Uma boa opção é antes de usar a imagem no seu site otimizar em editores para JPEG ou PNG. Assim você permite uma imagem mais compacta e sem perder a qualidade da foto, continuando a trazer vida e informações ao seu site.
Entenda o que é Webp Image e seus benefícios
O Webp é um formato criado pela Google Inc. há uma década atrás. Surgiu com o intuito de tornar as imagens mais compactas e mais leves para quem possui internet lenta. O mundo mudou e felizmente a internet está em volta de quase todo o globo terrestre. Sendo assim, o formato Webp tomou uma nova funcionalidade: manter a qualidade de imagens e diminuindo expressivamente seu tamanho (bytes), sendo instrumento de sites diversos para o carregamento mais veloz das páginas de web.
Como utilizar imagens WebP no WordPress?
No WordPress cada otimização conta. Hoje em dia possuímos diversas extensões na própria plataforma que garantem essa conversão de imagens JPEG em Webp por exemplo.
O Webp Express é um plugin que você pode encontrar no WordPress. Ele é totalmente gratuito e, após a instalação, você apenas precisará acessar as configurações desse plugin alterando as conversões da sua preferência.
Utilize sites de compressão de imagens
Além do Webp Express, existem dezenas de outros sites que permitem a mesma funcionalidade sem ser utilizando necessariamente o formato Webp. Separamos alguns dos mais utilizados e seus benefícios. Confira:
Tiny png
O site do pandinha é bem famoso por ser muito utilizado na compressão de imagens. O uso é extremamente simples e além de tudo consegue comprimir cerca de 20% do tamanho original. Para aqueles que utilizam muitas fotos no próprio site, o Tiny PNG possui também uma versão Pro que permite a conversão de até vinte imagens de uma só vez e vários outros benefícios.
Compress JPEG
Já o Compress JPEG conta com o mesmo objetivo, porém nele, você consegue comprimir até 20 imagens de uma só vez e a redução pode variar bastante. Nesse site você consegue converter em outros formatos além do JPEG, como PNG, PDF e Gif. Ele conta com uma ferramenta bem legal e muito parecida com o Webp Express, onde você pode escolher a qualidade da imagem e consequentemente o tamanho (bytes) delas.
Compressor.io
Um outro ótimo conversor de imagens é o Compressor.io. O site permite compactar cinquenta imagens por dia que possuam até 10MB de tamanho. Uma ferramenta bem interessante dessa plataforma é que nela será possível comparar a qualidade da foto original com a compactada simultaneamente. Ele também possui uma versão premium que permite a conversão ilimitada de imagens que não passam de 20 MB. Com essa versão Pro também é possível uma redução do tamanho (bytes) da imagem ainda maior.
Media.io
Para finalizar, conheça o Media.io, possivelmente o mais elaborado. Nele você consegue compactar não somente imagens, como também vídeos e arquivos de som.Também é possível escolher a dedo dentre os formatos mais populares utilizados e também garante uma compactação excelente em imagens de até 100MB. Contando também com uma versão Pro, que inclusive possui suporte para Desktop, pode também converter imagens de qualquer tamanho e em mais de 1000 formatos existentes.
Mantenha seu site atualizado
O Wordpress atualiza regularmente a plataforma, isso para garantir a boa funcionalidade/segurança e corrigir erros antigos. Sendo assim, não se esqueça de sempre ter a versão mais recente não somente da plataforma em si, como também os plugins utilizados e outros componentes do seu site.
Otimize os processos em segundo plano
Nos “bastidores” do seu site a tarefa também continua. Não esqueça de otimizar os plugins de backup por exemplo, que devem estar ajustados para horários de pouco tráfego no site. Caso precise de back up de tempo real, utilize um modelo SaaS.
Além disso, algo que pode também ajudar é configurar o Wordpress para não exibir o conteúdo completo do seu site na plataforma inicial (que é padrão), isso ajuda no carregamento ágil além de despertar curiosidade no usuário.
Use uma rede de entrega de conteúdo (CDN)
Se seu site atinge lugares diferentes ao redor do globo, você deve saber que o carregamento é diferente entre esses locais. Portanto, é interessante o uso de CDN - servidores em localidades distintas que guardam informações congeladas do seu site. Algumas informações do seu site já ficam na conexão no país do usuário, sendo complementadas quando acessadas.
Melhores práticas para boa performance no WordPress
Não se engane, a funcionalidade do WordPress é realmente muito simples, saber utilizar todas as informações deste artigo é a receita correta para uma plataforma bem administrada e contando apenas com ajustes bem fáceis. Em vista disso, sempre procure otimizar cada cm³ da sua página, acredite, conta muito para a experiência do usuário. Veja.
Entenda como o servidor influencia na velocidade do site
O servidor age diretamente na busca por DNS, este por sua vez, possibilita que o usuário possa acessar o seu site (que possui uma numeração Id), através de um nome fantasia, tornando a pesquisa muito mais fácil já que é impossível guardar o nome dos sites pela numeração do Id.
O problema de possuir um servidor lento é que toda vez que o usuário acessar uma página do seu site, será necessário uma busca pelo DNS, o que acarreta nesse tráfego, lentidão. Logo, pesquise pelo servidor que melhor atende sua operadora de internet, você pode descobrir isso instalando o aplicativo para Windows, o DNS Benchmark, ele apontará o servidor ideal.
Melhore o tempo de resposta do servidor
Além de escolher o servidor certo para a forma como você utiliza sua internet, há sempre algo a mais que podemos fazer para deixá-lo ainda mais rápido.
Otimize o cache, esse termo é definido para as informações diversas que ficam registradas no servidor. O acúmulo pode gerar lentidão. Limpando-o é possível deixar sua plataforma ainda mais ágil. Confira outros métodos para melhorar a resposta do servidor.
Minimize o número de redirecionamentos
Mantenha as páginas do seu website diretas e concisas. Quando se utiliza muitos redirecionamentos num site, além de poder atrapalhar a experiência do usuário (UX), também pode acarretar em lentidão quando não se faz um redirecionamento com os parâmetros WordPress adequados. Lembrando, quanto mais páginas o seu visitante precisar acessar, mais do seu cache, DNS LookUp, servidor hosting, será utilizado, o que pode sobrecarregar a página.
Reduza o tamanho dos seus recursos (HTML, CSS e JavaScript)
Como dito, formatos textuais também podem influenciar o carregamento do seu blog. Dessa forma, quando estamos produzindo conteúdo para o site, muitos caracteres desnecessários passam despercebidos, espaços, traços, símbolos e formas variadas que não precisam estar no texto. Sendo assim, utilize ferramentas online (muitas delas são gratuitas), que minimizam a linguagem de programação do seu blog sem alterar o seu conteúdo, como o HTML Compressor. Ele é bem simples de usar e possui suporte tanto para HTML quanto para CSS e JavaScript.
Priorize o conteúdo visível
Outra forma de manter seu site (além de prático), ágil é priorizar o conteúdo. Falamos anteriormente sobre redirecionamento de páginas, contudo, é importante não deixar informações que não são pertinentes ao que o UX está buscando. Pense: menos é mais. Evite deixar muitos conteúdos distintos numa única página.
Utilize scripts assíncronos
Durante o processamento da página, enquanto o usuário acessa a plataforma, ocorre a leitura (download) do HTML. Quando a leitura se depara com um script async, o download é feito simultaneamente, ou seja, de forma assíncrona ao HTML, o que não acontece quando essa mesma leitura está diante de um script defer, onde, para prosseguir com o carregamento da página, é preciso carregar primeiro o HTML e em seguida o script defer, o que, logicamente, pode acometer no carregamento da página. Logo, opte sempre pelos scripts assíncronos uma vez que eles podem influenciar na experiência do usuário.
Dica de sites para avaliar a performance do seu website
GTmetrix
O GTmetrix possui muitos parâmetros, dentre eles a performance em outros países, como ele se desenvolve em redes 3G, Banda Larga e outros. Possui também a ferramenta With, que grava o carregamento do seu site, bloqueia anúncios indesejados e muitas outras funcionalidades. A conta é gratuita.
Pagespeed Insights
Já o PageSpeed Insights é produzido pelo Google e avalia a rapidez da sua plataforma, avaliando o seu ranqueamento e podendo, assim, desbancar sites mais lentos. Além do mais, aponta uma série de métricas da web que seu site pode ou não estar atendendo. A ferramenta é gratuita e também muito simples de usar.
CONCLUSÃO
Administrar uma plataforma nunca foi tão fácil. Principalmente com o uso do Wordpress. Contudo, devemos ter atenção sempre, afinal, os erros podem morar nos detalhes!
Nós usuários nos tornamos cada vez mais criteriosos. Não poupe esforços para manter seu site atrativo e com otimização de performance, principalmente sobre o carregamento de página, que pode ser decisivo na hora de transformar o visitante em cliente. A economia no carregamento sempre conta, não faça o seu usuário desistir da sua página por esse fator. Para mais conteúdos sobre o desenvolvimento de uma plataforma Wordpress não esqueça de ler os demais artigos do nosso blog. Aqui na Mercado Digital Online você sempre fica atualizado das tendências para o usuário do WordPress.
giovane_daniel and José have reacted to this post.